Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 1DISCIPLINA 145017

VER OFERTA

ÓrgãoJOR Departamento de Jornalismo
Código145017
DenominaçãoTeorias da Comunicação 1
NívelGraduação
Início da Vigência em1989/2
Pré-requisitos JOR 146480 Introdução a Comunicação OU
VIS 153699 FUND DA LINGUAGEM VISUAL OU
FCI 182681 INTRODUCAO A ARQUIVOLOGIA OU
FCI 182010 INTRO BIB CIEN INFORMACAO
EmentaInício da Vigência em 2014/1

Quais são as teorias da comunicação? A resposta a esta pergunta se encontra diretamente correlacionada ao conceito de comunicação que empregamos. As teorias da comunicação dependem da ideia de comunicação que adotamos. Por conseguinte, o programa se divide basicamente em duas partes. A primeira trata da definição da comunicação como um campo de conhecimento, enquanto a segunda procura apresentar e discutir algumas de suas teorias.

ProgramaInício da Vigência em 2014/1

Introduzir o aluno no universo dos conceitos e problemas relativos às teorias da comunicação por meio de uma discussão crítica de seu objeto e de um panorama das principais correntes teóricas.

BibliografiaInício da Vigência em 2014/1

Wolf, Mauro - Teorias da Comunicação. Martins Fontes. São Paulo, 2003.
Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação.Vozes. Petrópolis, 2001.
Cohn, Gabriel - Comunicação e Indústria Cultural. E. Nacional/Edusp. S. Paulo, 1971.
Costa Lima, Luiz - Teoria da Comunicação de Massa. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1982.
Rosenberg, Bernard e Manning White, David - Cultura de Massa. Cultrix. São Paulo, 1973.
Martino, Luiz C. - "Abordagens e Representação do Campo Comunicacional", in Revista Comunicação, Mídia e Consumo, n.3, série 8, ESPM, São Paulo, 2006, pp.33-54. http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/79/80
Martino, Luiz C. "A Atualidade Mediática: o conceito e suas dimensões", texto apresentado no XVIII Encontro da COMPÓS, PUC-Minas, junho de 2009. Martino, Luiz C. - De Qual Comunicação Estamos Falando?, in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001.
Martino, Luiz C. "Elementos para uma Epistemologia da Comunicação", in A. Fausto Neto, S.D. Porto, J.L. Aidar Prado (eds.) - Campo da Comunicação: caracterização, problematização e perspectivas. Editora Universitária/UFPB. João Pessoa, 2001.
Martino, Luiz C.; Boaventura, Katrine T. O Mito da Interdisciplinaridade: História e Institucionalização de uma ideologia. E-Compós. 2013.
Ortega y Gasset, José. - "A Chegada das Massas", in Rosenberg, Bernard e Manning White, David - Cultura de Massa, Cultrix. São Paulo, 1973, pp. 57-62.
Blumer, Hebert - "A Massa, o Público e a Opinião Pública", in Gabriel Cohn (org.) Comunicação e Indústria Cultural. Cia. Editora Nacional. São Paulo, 1971, pp. 177-186.
Eguizabal, Raul. Idea de publicidad. In: Eguizabal, Raul. Teoría de la publicidad. Madrid: Ediciones Cátegra, 2007, p. 29-76.
Gomes, Neusa. A teoria da comunicação publicitária. IN: GOMES, Neusa. Publicidade: Comunicação Persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 35-48.
Sodré, Nelson Werneck - História da Imprensa no Brasil. Martins Fontes. São Paulo, 1983, 3ª edição.
Traquina, N. Jornalismo: questões, teorias e "estórias". Lisboa, 1993.
Escosteguy, Ana C., " Os Estudos Culturais", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001, p. 151-170.
Berger, Christa. "A Pesquisa em Comunicação na América Latina", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, V.. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
Mclhuan, M. - Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. Cultrix. São Paulo, 1971, cap. 1 e 2.
Sousa, Janara . A Segunda Geração da Teoria do Meio: a contribuição de Meyrowitz. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. Intercom, 2004.
Wolf, Mauro - Teorias da Comunicação. Presença. Introdução e primeira parte "A Evolução da Pesquisa sobre as Comunicações de Massa. Lisboa, 1995, p.13-132. (peso 2)
Hohlfeldt, A - "Hipóteses Contemporâneas de Pesquisa em Comunicação", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001, p. 187-240.
Rüdiger, F. - "A Escola de Frankfurt", in Hohlfeldt, A.; Martino, L.C.; França, Vera V. - Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Vozes. Petrópolis, 2001.