Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA 1DISCIPLINA 144134

VER OFERTA

ÓrgãoMUS Departamento de Música
Código144134
DenominaçãoTEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA 1
NívelGraduação
Início da Vigência em1995/1
Pré-requisitos MUS 144037 Introdução à Música 2
EmentaInício da Vigência em 1971/2

TEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA I
ESTUDO DE PARAMETROS DO SOM SOB A OTICA DO COMPOSITOR DA SEGUNDA ME-
TADE DO SECULO VINTE. A ALTURA E A DURACAO. AS NOVAS TECNICAS DE OR-
QUESTRACAO EM BUSCA DE NOVOS TIMBRES. ENTIDADES SONORAS MACROSCOPICAS.
NOVOS CONCEITOS E NOVAS NOTACOES.
TEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA II
ESTUDO DE PARAMETROS DE SOM SOB A OTICA DO COMPOSITOR DA SEGUNDA ME-
TADE DO SECULO VINTE. A INTENSIDADE, A REPETICAO E A IMPROVISACAO.
NOVOS CONCEITOS E NOVAS NOTACOES.
TEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA III
METADE DE NOTACAO. FONETISMO. EICONOGRAFISMO. NOVOS MODOS DE EXECU-
CAO INSTRUMENTAL. MULTIFONICOS. SCORDATURA. SURDINAS E NOVOS TIMBRES.
TEORIAS CONTEMPORANEAS DA MUSICA IV
O COMPOSITOR FRENTE AO ESPACO: NOVOS RECURSOS DE ESPACIALIZACAO SONO-
RA. A VOZ HUMANA E O APARELHO FONADOR COMO INSTRUMENTO. A PERCUSSAO E
OS NOVOS TIMBRES. NOVAS NOTACOES. A INFORMATICA E O COMPOSITOR.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

TCM I
1. NOVAS CONCEITUACOES RELACIONADAS AO PARAMETRO "ALTURA".
1.1. ALTURA DETERMINADA.
INDICACOES DE OITAVA.
MICROTONS.
1.2. ALTURA INDETERMINADA.
ALTURAS EXTREMAS.
INDICACOES DE REGISTRO OU REGIAO.
ALTURAS RELATIVAS.
CLUSTERS.
TRAJETORIAS.
1.3. ALTURA COM VARIACAO CONTINUA.
VIBRATOS.
PORTAMENTOS, GLISSANDOS E ONDULACOES.
TRAMAS.
1.4. ALTURA COM VARIACAO DESCONTINUA.
TRINOS E TRILOS.
SONS PONTUAIS.
NUVENS E CONSTALACOES DE PONTOS.
2. NOVAS CONCEITUACOES RELACIONADAS AO "RITMO" E AO PARAMETRO "DURACAO".
2.1. DURACAO E EITMO DETERMINADOS.
LINHA DE SUSTENTACAO.
COMPASSOS.
2.2. DURACAO INDEFINIDA.
SOM CURTO.
SEQUENCIAS.
ATAQUE-RESSONANCIA.
2.3. DURACAO INDETERMINADA.
FERMATAS.
COMPASSOS ABERTOS.
2.4. DURACAO DETERMINADA, ABRANGENDO RITMOS E DURACOES INDEFINIDAS.
NOTACAO PROPORCIONAL.
NUVENS ESPARSAS.
2.5. DURACAO INDETERMINADA, ABRANGENDO RITMOS E DURACOES INDEFINI-
DAS.
ACELERANDO E DESACELARANDO.
2.6. RITMO DEFINIDO COM INTERDEPENDENCIA DE INSTRUMENTOS.
ENTRADAS SUCESSIVAS.
TRAJETORIA ESPACIAL.
TCM II
1. NOVAS CONCEITUACOES RELACIONADAS AO PARAMETRO "INTENSIDADE".
1.1. DINAMICA DETERMINADA.
INTENSIDADE E SERIALISMO.
EVOLUCOES DO "CRESCENDO" E DO "DIMINUENDO".
FORMAS DINAMICAS.
1.2. DINAMICA INDETERMINADA
IMPROVISACAO COM INTENSIDADES E DINAMICAS.
1.3. DINAMICA INDEFINIDA.
VIBRATO EM INTENSIDADE.
CRIACAO DE FORMAS DINAMICAS.
2. NOVAS CONCEITUACOES RELACIONADAS A "REPETICAO" E A "IMPROVISACAO".
2.1. REPETICAO DE MODULO DETERMINADO.
2.2. IMPROVISACAO COM LIVRES PERMUTACOES.
2.3. IMPROVISACAO COM LIVRES ARRANJOS, PERMUTACOES E COMBINACOES.
2.4. IMPROVISACAO COM LIVRE ESCOLHA.
2.5. IMPROVISACAO COM LIVRE INTERPOLACAO.
RCM III
1. CRITERIOS E METODOS DAS NOVAS NOTACOES.
1.1. METODO FONETISTA.
1.2. METODO FONETICO-EICONOGRAFISTA.
1.3. CRITERIOS "CAUSA-EFEITO" E "SIGNIFICADO-SIGNIFICANTE".
2. NOVOS MODOS DE EXECUCAO PARA OS ISNTRUMENTOS DE CORDA PERCUTIDA E DE
PLECTRO.
2.1. O PIANO.
2.2. A HARPA.
2.3. O VIOLAO.
3. NOVOS MODOS DE EXECUCAO PARA OS INSTRUMENTOS DE SOPRO.
3.1. RUIDOS.
3.2. ACORDES.
EFEITOS MULTIFONICOS NAS MADEIRAS.
VOZ SIMULTANEA NOS METAIS.
AS EXPERIENCIAS DE BARTOLOZZI.
PALHETAS E BOCAIS.
3.3. SURDINAS PARA AS MADEIRAS.
PLUG, CILINDRO.
3.4. SURDINAS PARA OS METAIS.
STRAIGH, CUP, VELVETONE, WHISPA-MUTE, MEGA-MUTE, SOLOTONE, WA-WAH,
HARMON, EE-MO-YE, RAY-ROBINSON, PIXIE-STRAIGHT, PLUNGER, TUXEDO,
DERBY, BUZZ-STRAIGHT, BUZZ-CUP, BUZZ-WA-WAH, ELECTRO-CUP E FELT
CROWN.
4. NOVOS MODOS DE EXECUCAO PARA OS INSTRUMENTOS DE ARCO.
4.1. PIZZICATI, COL LEGNO TRATTO E BATTUTO, ALLA BARTOK, UNHA, "LONTA-
NO".
4.2. VIBRATOS E NOVAS FONTES SONORAS:
CAVALETE, ESTANDARTE E CAIXA HARMONICA.
4.3. SCORDATURA.
TCM IV
1. MODOS DE EXECUCAO CINETICA, ESPACIAL E GESTUAL.
1.1. BELLS UP
1.2. "DIETRO LA SCENA".
1.3. CAMINHANDO EM CENA, GESTO.
2. NOVOS MODOS DE EXECUCAO PARA O APARELHO FONADOR.
2.1. REPERTORIO SONORO NA MUSICA VOCAL E CORAL CONTEMPORANEA.
2.2. O LEXICO CSILDA E A MUSICA LETRISTA.
3. REPERTORIO FONETICO.
3.1. QUADRO DE FONEMAS DA AIF.
3.2. NOVOS FONEMAS.
4. ABREVIATURAS E SIMBOLOS.
4.1. INSTRUMENTOS TRADICIONAIS.
4.2. FONTES SONORAS EXOTICAS.
5. NOVOS MODOS DE EXECUCAO PARA A PERCUSSAO E OUTRAS FONTES SONORAS.
5.1. BAQUETAS.
5.2. ARCO E OUTROS MODOS DE ACAO.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

ANTUNES, J. BRASILIA
NOTACAO NA MUSICA CONTEMPORANEA ED. SISTRUM 1989
SALZMAN, E. RIO DE JANEIRO
INTRODUCAO A MUSICA DO SECULO XX ED. ZAHAR 1970
ANTUNES J. BRASILIA 1989
NOTACAO NA MUSICA CONTEMPORANEA ED. SISTRUM
STUCKENSCHMIDT, H. LA MUSICA MADRID
DEL SIGLO XX ED. GUADARRAMA 1960
ANTUNES, J. PARIS
SON NOUVEAU, NOUVELLE NOTATION, TESE DE DOUT, SORBONNE 1977
BRINDLE, R. S. LONDRES
THE NEW MUSIC, ORFORD UNIV PRESS 1975
ANTUNES, J. PARIS
SON NOUEAU, NOUVELLE NOTATION, TESE DE DOUT, SORBONEE 1977
FATUS, C. PARIS
COMPOSITON MUSICALE ET INFORMATIQUE, MINERVE 1989
BAYLE, F. PARIS
MUSIQUE ACOUSMATIQUE, BUCHET/CHASTEL 1993