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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTODISCIPLINA 134597

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ÓrgãoSOL Departamento de Sociologia
Código134597
DenominaçãoSociologia do Conhecimento
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos SOL 134465 Introdução à Sociologia E
SOL 134473 Teoria Sociológica 1 OU
SOL 134465 Introdução à Sociologia E
SOL 135470 Teorias Sociológicas Clássicas E
SOL 135488 Teorias Sociológicas Marxistas
EmentaInício da Vigência em 2019/2

O curso tem como objetivo introduzir as diferentes formas pelas quais a problemática do conhecimento foi abordada dentro das ciências sociais. Serão tratadas questões como: Quais as relações entre conhecimento e sociedade? É possível produzir um conhecimento que não seja influenciado pelo contexto social no qual ele foi produzido? Em que medida a sociedade na qual vivemos nos oferece as categorias de entendimento que nos permite compreender a realidade empírica? Quais as relações de poder envolvidas na produção e legitimação do conhecimento científico? Quais as relações entre ciência e outras instituições? Em que medida o conhecimento do senso comum é importante para a manutenção da ordem social? Quais as relações de poder entre diferentes tipos de conhecimento?
O curso será dividido em três partes. Na parte I, serão abordadas obras de autores importantes da sociologia clássica e contemporânea que escreveram sobre a questão do conhecimento, seja ele científico ou não. Na segunda parte do curso, serão estudados/as autores/as da área dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias (ESCT), campo interdisciplinar das ciências humanas que aborda temas como a construção, legitimação e transmissão do conhecimento científico. Por fim, serão abordadas correntes contemporâneas das ciências sociais que tratam das relações entre conhecimento, subalternidade e poder, com enfocando questões de gênero e relacionadas aos conhecimentos indígenas.

ProgramaInício da Vigência em 2019/2

Desenvolvimento da disciplina
A disciplina se desenvolverá em torno de aulas expositivas. O professor irá indicar leituras que deverão ser realizadas pelos alunos e alunas anteriormente às aulas de modo a facilitar a compreensão dos temas tratados em sala de aula.
Avaliação
Todos/as estudantes deverão resumir dez textos dentre os lidos durante o curso. Cada resumo valerá 0,3 pontos, totalizando 3,0 pontos. As instruções para os resumos estão disponíveis em arquivo em separado no moodle.
Ao final do curso os/as estudantes deverão entregar um artigo de 7 a 10 páginas, o qual consistirá na aplicação das ideias de ao menos um autor ou autora estudado/a durante o curso, além de outros textos à escolha dos estudantes, a algum tema contemporâneo vinculado à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Para tanto, os alunos e alunas deverão realizar uma pequena pesquisa empírica utilizando técnicas como análise documental, entrevistas, observação participante, etc. O artigo valerá 6 pontos. Além disso, todas as/os estudantes deverão apresentar para a turma, após o fim da Unidade 14, suas propostas de trabalho, as quais serão discutidas coletivamente de modo que alunos e alunas possam colher sugestões sobre como escrever bons trabalhos sobre os temas escolhidos. A apresentação versará sobre o tema do artigo, qual ou quais métodos serão utilizados para coletar dados e qual a relevância do tema do trabalho para o estudo das relações entre ciências, tecnologias e sociedades. Cada apresentação deverá durar por volta de 10 minutos. A apresentação valerá 1,0 ponto.

BibliografiaInício da Vigência em 2019/2

Unidade 1 - A Escola Sociológica Francesa e a Sociologização das Categorias do Entendimento
RODRIGUES, J. A. Durkheim: Sociologia. Caps. 14 e 16.
DURKHEIM, E. e MAUSS, M. "Algumas formas Primitivas de Classificação". In: MAUSS, M. Ensaios de Sociologia.
Unidade 2 - A Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim
Mannheim, K. Ideologia e Utopia: Introdução à Sociologia do Conhecimento. Cap. 5.
Leitura Complementar
MANNHEIM, K. Ideologia e Utopia: Introdução à Sociologia do Conhecimento. Caps. 2 e 4.
MERTON, R.K. Sociologia - Teoria e Estrutura. Cap. XV.
Unidade 3 - A Sociologia da Ciência Estrutural-Funcionalista de Merton
MERTON, R.K. Sociologia - Teoria e Estrutura. Parte IV: Introdução, Caps. XVII e XVIII.
Unidade 4 - Abordagem Fenomenológica: Sociologia e o Conhecimento da Vida Cotidiana
BERGER, P. e LUCKMANN, T. A Construção Social da Realidade: Tratado de Sociologia do Conhecimento. Introdução e Parte I: Os Fundamentos do Conhecimento na Vida Cotidiana
Unidade 5 - Bourdieu e a Sociologia dos Campos Científicos
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Págs. 17-48.
Leitura Complementar
BOURDIEU, P. Para uma Sociologia da Ciência. Parte II: Um Mundo à Parte.
HONG, W. 2008. "Domination in a Scientific Field: Capital Struggle in a Chinese Isotope Lab". Social Studies of Science 38(4): 543-570.
Unidade 6 - Foucault e as relações saber/poder
FOUCAULT, M. Os Anormais. Curso no College de France (1974-1975). Aula de 8 de janeiro de 1975.
Leitura Complementar
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso.
Parte II - O Conhecimento sob a Perspectiva dos Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade
Unidade 7 - T. Kuhn e a Sócio-Psicologia Histórica das Comunidades Científicas
KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. Introdução, caps. 1, 7, 8, 9, 11.
Leitura Complementar
LAKATOS, I. e MUSGRAVE, A. (orgs.) A crítica e o crescimento do conhecimento.
Unidade 8 - O Programa Forte de Sociologia do Conhecimento
DUARTE, T. "A sociologia do conhecimento de E. Durkheim e do Programa Forte". In: PREMEBIDA, A., NEVES, F. e DUARTE, T. Investigações Contemporâneas em Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia.
Leituras Complementares
BLOOR, D. Conhecimento e Imaginário Social.
BARNES, B. T. S. Kuhn and Social Science.
SHAPIN, S. (1979) "The politics of observation: Cerebral anatomy and social interests in the Edinburgh phrenology disputes". The Sociological Review, 27(1): 139-178.
Unidade 9 - O Programa Empírico Relativista e a Regressão do Experimentador
COLLINS, Harry. "O Golem, o que você deveria saber sobre ciência". Introdução e capítulo 5.
Leitura Complementar
COLLINS, H. Mudando a Ordem. Introdução, Caps. 1, 4 e 5.
COLLINS, H. (1981) "Stages in the Empirical Programme of Relativism". In: Social Studies of Science, 11(1): 3-10.
Unidade 10 - A Teoria Ator-Rede
LAW, J. Notas sobre a Teoria do Ator-Rede: Ordenamento, estratégia, e heterogeneidade.
CALLON, M. A agonia de um laboratório.
Leituras Complementares
LATOUR, B. Ciência em Ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedades afora. Cap. 3: Introdução e Parte A e Cap. 6: Prólogo, Parte A e B.
LATOUR, B. (2012) Reagregando o Social. Salvador: Editora UFBA; Bauru, Sao Paulo: Edusc. Introdução e Parte I.
CALLON, M. "Some Elements of a Sociology of Translation". In: J. Law, Power, action and belief: a new sociology of knowledge?
Unidade 11 - As Políticas Ontológicas
MOL, A. (2008) "Política ontológica. Algumas ideias e várias perguntas". In: NUNES, J.A. e ROQUE, R. (orgs.) Objectos impuros. Experiências em estudos sociais da ciência. Porto: Edições Afrontamento.
Leitura Complementar
WOOLGAR, S. e LEZAUN, J. (2013) "The wrong bin bag: A turn to ontology in science and technology studies?". Social Studies of Science, 43(3): 321-340.
MOL, A. "Other Words: Stories from the Social Studies of Science, Technology, and Medicine." Theorizing the Contemporary, Cultural Anthropology website, January 13, 2014. https://culanth.org/fieldsights/472otherwordsstoriesfromthesocialstudiesofsciencetechnologyandmedicine
RAJÃO, R. e DUARTE, T. (no prelo) Performando Identidades Pós-Coloniais nas Negociações Climáticas nas Nações Unidas.
Unidade 12 - Entendimento público das ciências e tecnologias e participação
IRWIN, A. Ciência Cidadã: Um estudo das pessoas, especialização e desenvolvimento sustentável. Caps. 1 e 5.
CASTELFRANCHI, Y., VILELA, E., de LIMA, L., MOREIRA, I. e MASSARANI, L. (2013). "As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o 'paradoxo' da relação entre informação e atitudes". História, Ciências, Saúde - Manguinhos, 20(suplemento): 1163-1183.
NUNES, J., da COSTA, D., CARVALHO, A. e MATOS, A.R. (2018) "A emergência do sujeito participativo: interseções entre ciência, política e ontologia". Sociologias, 20(48): 162-187.
Leitura Complementar
COLLINS, H. e PINCH, T. (2008) O Golem à solta: o que você deveria saber sobre tecnologia. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora. Caps. 6 e 7.
TADDEI, R. (2017) Meteorologistas e profetas da chuva: conhecimentos, práticas e políticas da atmosfera. São Paulo: Terceiro Nome. Caps. 4 e 5.
FUNTOWICZ, S. e RAVETZ, J. (1997) 'Ciência pós-normal e comunidades ampliadas de pares face aos desafios ambientais'. In: História, Ciências, Saúde - Manguinhos, IV(2): 219-230.
JASANOFF, S. (no prelo) "Tecnologias da humildade: participação cidadã na governança da ciência". Sociedade e Estado.
GUIVANT e MACNAGHTEN (2011) "O mito do consenso: uma perspectiva comparativa sobre governança tecnológica". Ambiente e Sociedade, 14(2): 89 -104.

Parte III - Ciência, Subalternidade e Poder: Leituras contemporâneas
Unidade 13 - Gênero e Ciência
LÖWY, I. (2000) "Universalidade da ciência e conhecimentos "situados". Cadernos Pagu, (15): 15-38.
LIMA, B. (2013) "O labirinto de cristal: as trajetórias das cientistas na Física". Estudos Feministas, 21(3): 883-903.
MANICA, D. (2011) "A desnaturalização da menstruação: hormônios contraceptivos e tecnociência". Horizontes Antropológicos, 17(35): 197-226.
Leitura complementar
HARDING, S. Ciencia y Feminismo.
ROSSITER, M. (1993) "The Matthew Matilda Effect in Science". Social Studies of Science, 23: 325-341.
ROHDEN, F. (2008) "O império dos hormônios e a construção da diferença entre os sexos". História, Ciências, Saúde - Manguinhos, 15:133-152.
Unidade 14 - Ciências Ocidentais e Indígenas: Tensões e ação coordenada
BLASER, M. (2009) "The Threat of the Yrmo: The Political Ontology of a Sustainable Hunting Program". American Anthropologist, 111(1): 10-20. (Texto também será disponibilizado em espanhol).
DE LA CADENA, M. (2016). "Naturaleza disociadora". Boletín de Antropología, 31(52): 253-263.
Leitura complementar
WHYTE, K. (no prelo) "What Do Indigenous Knowledges Do for Indigenous Peoples?". In: M. K. NELSON e D. SHILLING (orgs.) Keepers of the Green World: Traditional Ecological Knowledge and Sustainability.
TALLBEAR, K. (2013) "Genomic articulations of indigeneity". Social Studies of Science, 43(4) 509-533.
VERAN, H. (2002) "A Postcolonial Moment in Science Studies: Alternative Firing Regimes of Environmental Scientists and Aboriginal Landowners". Social Studies of Science, 32(5-6): 729-762.
VERRAN, H. (2001) Science and an African Logic. Chicago e Londres: The University of Chicago Press.
APURINÃ, F. "Um olhar sobre a criação do cosmos e as atuais consequências da relação entre os humanos e os não-humanos".