Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E ENSINODISCIPLINA 125156

VER OFERTA

ÓrgãoPED Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código125156
DenominaçãoDesenvolvimento Psicológico e Ensino
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2019/1


Ementa

Contextualização histórica das relações entre Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem nos diferentes contextos educacionais. As dimensões afetivo-emocional, social e cognitiva do desenvolvimento psicológico e suas inter-relações com a aprendizagem: fundamentos e dinâmicas. Desenvolvimento humano, processos de ensino-aprendizagem e as dimensões sociopolíticas da escola na contemporaneidade.

ProgramaInício da Vigência em 2019/1


Ementa:
Contextualização histórica das relações entre Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem nos diferentes contextos educacionais. As dimensões afetivo-emocional, social e cognitiva do desenvolvimento psicológico e suas inter-relações com a aprendizagem: fundamentos e dinâmicas. Desenvolvimento humano, processos de ensino-aprendizagem e as dimensões sociopolíticas da escola na contemporaneidade

Objetivos:
Relacionar a psicologia do desenvolvimento com os processos de aprendizagem. Compreender os fundamentos, dinâmicas do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem nas dimensões cognitiva, afetivo-emocional e social. Discutir desafios e potencialidades na relação desenvolvimento aprendizagem com enfoque em diferentes temas contemporâneos.

Programa:
As relações entre Psicologia do desenvolvimento com os processos de aprendizagem.
Contextualização histórica dos conhecimentos psicológicos e suas relações com a educação em diferentes contextos educacionais.
Fundamentos e dinâmicas da Psicologia do desenvolvimento em suas relações com a aprendizagem.
Teorias e processos históricos e contemporâneos ao longo da vida. Relações entre processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Desenvolvimento humano, aprendizagem e interações de ensino- aprendizagem presenciais, híbridas e virtuais.

Relações entre psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem na contemporaneidade.
Desenvolvimento humano, aprendizagem e as dimensões sociopolíticas da escola.
Psicologia e formação profissional docente: a psicologia do desenvolvimento e o desenvolvimento da experiência profissional docente. Articulações teórico-práticas entre a psicologia do desenvolvimento e os contextos educacionais.
Outros temas contemporâneos


Dinâmicas:
Haverá articulação reflexiva e crítica entre teorias e práticas, planejamentos interdisciplinares, pedagogias dialógicas, metodologias ativas, aprendizagem por problemas ou por projetos. O cronograma de atividades será fornecido de acordo com o calendário acadêmico fixado para o semestre


Avaliação:
Será elaborada tendo em vista as dinâmicas apresentadas e trabalhos a serem entregues para avaliação. Haverá atividades com apresentação de reflexões sobre as relações entre teorias estudas e vivências. Plágio é inaceitável. Outras orientações serão fornecidas oportunamente. A pontuação será distribuída considerando-se o sistema de menções da UnB.

BibliografiaInício da Vigência em 2019/1


Referências bibliográfica básica


1. Dessen, M. A., & Maciel, D. A. (Eds.). (2014). A ciência do desenvolvimento humano: Desafios para a Psicologia e a Educação. Curitiba: Juruá.

2. Gratiot-Alfandéry, H. (2010). Henri Wallon. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.

3. Luria, A. R. (1990). Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo, Ícone

4. Piaget, J. (1992). Os seis estudos em Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Editora Universitária.

5. Pulino, L.H. & Barbato, S. (Ed.). (2005). Aprendizagem e a prática do professor. Brasília e São Paulo: UnB e Moderna Formação.

6. Vygotsky, L. S. (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes

7. Vygotsky, L.S., Luria, A.R., Leontiev, A.M. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.


Referências complementares

1. Dessen, M. A., & Costa Jr., A. L. (Eds.). (2005). A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed.

2. Maciel, D.A. & Barbato, S. (2015). Desenvolvimento humano, educação e inclusão. Brasília: Editora da UnB.

3. Oliveira, M. (2004). Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação E Pesquisa, 30(2), 211-229. https://doi.org/10.1590/S1517- 97022004000200002

4. Oliveira, M. C. S. L., Chagas-Ferreira, J. F., Mieto, G. S. M., & Beraldo, R. (Eds.). (2016). Psicologia dos processos de desenvolvimento humano: Cultura e educação. Campinas, SP: Alínea.

5. Vygotsky, L.S. Criatividade e imaginação na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

6. Yokoy de Souza, T.; S; RODRIGUES, D. S. Adolescência como fenômeno social. In: C. B.E. de Oliveira e P. B. P. Moreira. (Org.). Docência na Socioeducação. 1ed.Brasília: Universidade de Brasília, 2014, v. 1, p. 119-129.

7. Wallon, Henri. (1963). Objetivos e Métodos da psicologia. Lisboa: Editorial Estampa.

Sugestões de sites:

http://periodicos.unb.br/
http://www.periodicos.capes.gov.br/
www.scielo.org.br
https://www.bce.unb.br/bibliotecas-digitais/
www.academia.edu
https://www.researchgate.net/
www.ibict.br/
http://www.redalyc.org/
http://www.psicolatina.org/17/america-latina.html
http://integracion-academica.org/