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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PSICOLOGIA ESCOLARDISCIPLINA 124711

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ÓrgãoPED Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código124711
DenominaçãoPSICOLOGIA ESCOLAR
NívelGraduação
Início da Vigência em2019/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2014/1

Contextualização histórica: origens e desenvolvimento da Psicologia Escolar. Objeto e campo de estudo. Formação, identidade e prática profissional. Papéis e funções do psicólogo nos contextos educativos: questões conceituais e éticas. Articulação entre os campos de atuação profissional do psicólogo escolar e os desafios educacionais contemporâneos. O psicólogo escolar em ações institucionais e interdisciplinares. Psicologia escolar e os processos de prevenção e promoção da saúde em contextos e modalidades diversificados de ensino. Atuação crítica e compromisso com as demandas sociais. Formação de professores, educadores e gestores. Psicologia Escolar e políticas públicas.

ProgramaInício da Vigência em 2016/1

UNIDADE I - RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
" Psicologia e perspectivas críticas.
" Noções sobre a relação desenvolvimento e aprendizagem: concepções, abordagens teóricas.

UNIDADE II - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA À PRÁTICA EDUCATIVA
" Desenvolvimento do psiquismo.
" Desenvolvimento cognitivo.
" Desenvolvimento socioemocional.
" Queixas escolares e sucesso escolar.

UNIDADE III - PSICOLOGIA ESCOLAR: FORMAÇÃO E IDENTIDADE.
" Contextualização histórica: origens e desenvolvimento da Psicologia Escolar.
" Análise contemporânea da identidade profissional e formação em Psicologia Escolar: dificuldades, avanços e novas perspectivas.

UNIDADE IV - ATUAÇÃO PSICOLÓGICA EM CONTEXTO EDUCATIVOS.
" Instituição escolar: concepções e funções.
" Psicologia Escolar e a intervenção preventiva: mapeamento institucional, atuação institucional, desenvolvimento de competências.
" Ética na atuação do psicólogo escolar.
" Psicologia Escolar e inclusão escolar.
" Psicologia Escolar e avaliação psicológica.
" Psicologia Escolar em modalidades e contextos educativos diferenciados.
" Psicologia Escolar e pesquisa.

BibliografiaInício da Vigência em 2016/1

1. Fleith, D. S. (aceito). Avaliação psicológica no contexto escolar: Implicações para atuação do psicólogo escolar. In M. V. M. Dazzani & V. T. Souza (Eds.), Psicologia escolar e educacional. (título provisório) Campinas: Alínea.
2. Guzzo, R. S. L., & Marinho-Araujo, C. M. (Eds.). (2011). Psicologia Escolar: Identificando e Superando Barreiras. Campinas: Editora Átomo&Alínea.
3. Guzzo, R. S. L.(2014). Psicologia Escolar: Desafios e bastidores da educação pública. Campinas: Alínea.
4. Leontiev, A. (2004) O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro
5. Luria, A. R. (1990). Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone.
6. Marinho-Araujo, C. M. (Ed.). (2009). Psicologia Escolar: Novos cenários e contextos de Pesquisa, Prática e Formação. Campinas, Editora Átomo&Alínea.
7. Marinho-Araujo, C. M. (2010). Psicologia Escolar: Pesquisa e intervenção. Em Aberto, 83(23), 17- 35. Retirado de http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2249/2216 .
8. Marinho-Araujo, C. M., & Almeida, S. F. C. (2014). Psicologia Escolar: Construção e consolidação da identidade profissional (4ª ed.). Campinas: Alínea.
9. Marinho-Araujo, C. M. Concepções psicológicas sobre o desenvolvimento humano presentes no processo ensino-aprendizagem. (2014e). In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na Socioeducação. 1ed. Brasília, v. 1, p. 53-65.
10. Marinho-Araujo, C. M. Interdependência entre aprendizagem e desenvolvimento. (2014f). In: Cynthia Bisinoto. (Org.). Docência na Socioeducação. 1ed. Brasília, v. 1, p. 71-86.
11. Martín-Baró, I. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 7-27. Retirado de http://redalyc.uaemex.mx/pdf/261/26120102.pdf
12. Martinéz, A. M. (Ed.). (2005). Psicologia Escolar e compromisso social: Novos discursos, novas práticas. Campinas: Editora Alínea.