Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

SEMÂNTICADISCIPLINA 121975

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código121975
DenominaçãoSemântica
NívelGraduação
Vigência1997/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Conceito e objeto de estudo da semântica - A significação das palavras - Campos semânticos e lexicais - Denotação e conotação - Homonímia e polissemia - Significação e contexto - Relações dêiticas e anafóricas - Referencia e sentido, proposição - Relações semânticas - Semântica aplicada ao ensino do português.

Programa

Semântica: Conceito e objeto de estudo; Léxico: conceito de léxico - Léxico e Vocabulário; Campos Semânticos e Campos Lexicais; As relações entre as Palavras: Sinonímia, Antonímia, Hiperonímia, Hiponímia, Homonímia, Paronomásia e Polissemia; Denotação e conotação: O sentido das palavras; As relações Semânticas no nível da palavra e no nível da sentença; Implicações - inferências - Pressuposições; As noções de sentido e de referência; Acarretamento e Pressuposição; Sinonímia e Paráfrase - Antonímia e Contradição - Ambiguidade; Relações dêiticas e anafóricas

Bibliografia

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. 37ª ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
MÜLLER, Ana Lúcia, NEGRÃO, Esmeralda V. e FOLTRAN, Maria José (orgs.). Semântica formal. São Paulo: Contexto, 2003.
Complementar:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. - Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: II. Princípios de análise. 5ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Escrevendo pela nova ortografia. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Publifolha, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 4ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
PALOMANES, Roza e BRAVIN, Marina. Práticas de ensino do português. São Paulo: Contexto, 2012.
TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática: Ensino plural. 5ª ed. - São Paulo: Cortez, 2003