Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM 3DISCIPLINA 121843

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código121843
DenominaçãoDesenvolvimento Humano e Aprendizagem 3
NívelGraduação
Vigência1997/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e aprendizagem humanos. Modalidades de aprendizagem e sua relação com o processo de ensino. Dificuldades de Aprendizagem e a educação do campo. Deficiência nas escolas do campo. A atuação dos educadores do campo frente as dificuldades de aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Material didático.

Programa

Perspectiva do Desenvolvimento Humano; Modalidade de aprendizagens e o ensino; Dificuldade de aprendizagens na escola; O papel dos educadores e a construção da aprendizagem na escola

Bibliografia

BEE, H. A criança em desenvolvimento. 9ªed. Porto Alegre: Artmed, 2003. KAIL, R. V. A criança. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
BIAGGIO, Â. M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2002. BOCK, A. M. B.;
TAILLE, Y. et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo, summus, 1992.
VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Referências complementares
BARROS, C. S. G. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. 12. Ed. São Paulo: Ática, 2008.
COLL, C.; MARCHESI, A. e PALACIOS, J. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Trad. Fátima Murad. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 2v. COLL, C.; MARCHESI, A. e PALACIOS, J. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Trad. Daisy Vaz de Moraes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 3v. LAKOMY, A. M. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: Ibpex, 2008.
MOYLES, J. R. [et al.]. A Excelência do Brincar. Trad. Maria Adriana Veríssimo Varenose. Porto Alegre: Artmed, 2006.