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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

SUPERVISÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA EM COMPUTAÇÃO 2DISCIPLINA 121681

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ÓrgãoCIC Departamento de Ciência da Computação
Código121681
DenominaçãoSupervisão de Prática Pedagógica em Computação 2
NívelGraduação
Início da Vigência em1988/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2015/2

Planejamento educacional: projeto político pedagógico; habilidades e competências; planejamento de curso, de aula/atividade educacional.
Fundamentos de ensino e aprendizagem: objetivos educacionais e taxonomia de Bloom; aprendizagem significativa e representação do conhecimento; modelagem com mapa de conceitos.
Comunicação e linguagem: ferramentas e aplicações da ontologia da linguagem na educação; mediação em ambientes virtuais.
Avaliação de ensino e aprendizagem: avaliação de sistemas e de processos educacionais; avaliação formativa e somativa; medidas e instrumentos de avaliação; matriz de avaliação; avaliação de produtos e de processos em EAD;
Prática pedagógica: processos de aprendizagem multi, inter e transdisciplinar; atividades e projetos colaborativos; aplicações em rede social e comunidade virtual; desafios para a inclusão, integração e gestão da diversidade.
Recursos e materiais didáticos: seleção, planejamento, produção, desenvolvimento e uso de recursos educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem; produção colaborativa de recursos educacionais com o uso de tecnologias de informação e comunicação. Estágio supervisionado externo em instituição conveniada.

BibliografiaInício da Vigência em 2015/2

Bibliografia Básica:
Bloom, B., Engelhart, M., Furst, E. et alii. Taxionomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1979.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora paz e Terra, 2004.
Moreira, M.A. A Teoria de Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Editora UnB, 2006
Perrenoud, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Behar, P. A. (org.) Modelos pedagógicos em Educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Bibliografia Complementar:
Perrenoud, P. A pedagogia na escola das diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso Porto Alegre: Artmed, 2001.
Tardif, M Saberes Docentes e Formação Profissional: Editora Vozes, 2002.
Bortoni-Ricardo, S. M. O professor pesquisador Introdução à pesquisa qualitativa. Parábola Editorial 2ª Edição 2009.
Mitra, S. Hendrikz, J. Manual para os tutores nas escolas abertas de aprendizagem: edição português. Commomwealth for learning: learning for development. Disponível em http://www.col.org/resources/publications/.
Morin, E. Os sete saberes necessários para a Educação do Futuro. MEC, 2000.
Novak,J.D. Uma Teoria de Educação. Livraria Pioneira Editora São Paulo, 1981.
Ulmann, A. L e Brougère, G. (orgs.) Aprender pela vida cotidiana Editora Autores Associados, 2012.
Pinho, S. Z. de (org.) Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Editora UNESP,2009.