Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

CORPOREIDADES BRASILEIRASDISCIPLINA 121550

VER OFERTA

ÓrgãoCEN Departamento de Artes Cênicas
Código121550
DenominaçãoCorporeidades Brasileiras
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 1971/2

Ementa: Linguagem e técnica: Elaboração de estéticas para a cena a partir do princípio da diversidade das corporeidades brasileiras. Apreciação, vivência e contextualização do corpo inserido na cultura Brasileira.

ProgramaInício da Vigência em 1972/2

OBJETIVO: Propiciar o desenvolvimento da consciência do corpo e das suas inclusões no contexto da diversidade cultural do Brasil em seus festejos, folias, danças, buscando convergências com o espaço, a cena e suas potencialidades, de forma que sejam construídas relações entre teoria e prática na construção de saberes.

METODOLOGIA: As aulas terão caráter prático-teórico com foco nas atividades em sala. Volta-se para o aprendizado de técnicas corporais e elaboração de produções estéticas.
" Estudo e discussões de textos;
" Vivências técnico-corporais;
" Exposição de vídeos e imagens diversas
" Elaboração de produções estético-corpóreas para cena

BibliografiaInício da Vigência em 1972/2

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Teodora de Araújo. HERDANÇAS DE CORPOS BRINCANTES: Os Saberes da corporeidade/africanidade em danças Afro-brasileiras. Natal. Tese de doutorado. PPGEd/UFRN. 2003.
___________Dança e pluralidade cultural. Módulo didático I. Natal, RN: UFRN, 2011

CAVALCANTI, Diego Rocha Medeiros. O surgimento do conceito "corpo": implicações da modernidade e do individualismo CAOS - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 9, set./2005, p. 53-60. http://www.cchla.ufpb.br/caos

D'AMORIM, Elvira. & ARAÚJO, Dinalva. Do lundu ao samba - Pelos caminhos do coco. João pessoa: Ideia/Arpoador, 2013.
GALLO, Silvio. (Org.) Ética e cidadania: Caminhos da filosofia. Campinas-SP: Papirus, 1997
GINFONNI, Maria Amália Corrêa. Danças folclóricas Brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

FERREIRA, Alexandre. & SILVA, Eusébio Lobo da. Sobre o corpo: Uma trajetória da PhYsis ao corpo poético. Revista Percevejo. Vol.3, ano 02. 2011.

PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro - Etinia, identidade, religião. Revista USP. São Paulo. N. 46, p.52-65, junho/agosto 2000.

ROBATTO, Lia. Dança em processo - A linguagem do indizível. Salvador: Edufaba.1994.
RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador- Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

SALES, Jonas de Lima. Kalungas em cena - Um percurso do corpo pela tradição e a contemporaneidade. Anais do VI Simpósio Nacional de História cultural. UFPI. Teresina-PI. 2012.