Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PEDAGOGIA DO TEATRODISCIPLINA 121461

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código121461
DenominaçãoPedagogia do Teatro
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Teatro e formação social. Ensino de teatro em escola do campo: articulação entre território, comunidade, escola e cultura. Teorias e métodos do trabalho teatral. Preparação para atividades de estágio. Criação coletiva e trabalho colaborativo em teatro.

Programa

O sentido da formação pelo trabalho teatral; O trabalho de Brecht com as peças didáticas; O trabalho de Augusto Boal com o Teatro do Oprimido; Ensino de teatro na escola: limites e desafios; Metodologias pedagógicas para o trabalho teatral; Planejamento de estágio e exercícios simulados de sequências didáticas

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e historia da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BOAL, Augusto. O Arco-Íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
CARVALHO, Sérgio de. Introdução ao teatro dialético: experimentos da Cia do Latão. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Mandacaru, 2011. 183 p. (Pedagogia do teatro ; 1) ISBN 9788585148324.
HAMON, Christine. Formas dramatúrgicas e cênicas do teatro de agitprop. In: BABLET, Denis (org). Le théâtre d´agit-prop de 1917 à 1932. Volume 1. France: La Cité - L´age d´homme, Lausanne, 1977.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. A linguagem teatral na escola: pesquisa docência e prática pedagógica. Campinas: papirus, 2007. 157 p. : (Coleção ágere) ISBN 9788530808297
______. Metodologia do ensino de teatro. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 224 p. (Coleção ágere) ISBN 9788530806187.
VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático . São Paulo: Hucitec, Mandacaru, 2006. 148 p. (Teatro ; 52) ISBN 9788585148331.
SANTANA, Arão Paranaguá; SOUZA, Luiz Roberto de; RIBEIRO, Tânia Cristina Costa. Visões da Ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2003. 212 p. ISBN 8590334015.
Referências complementares:
BENTLEY, Eric. O teatro engajado. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
BRITOS, Marlene Cristiane Gomes. Arte e cultura popular na América Latina: o teatro político do MST (Brasil) e o teatro comunitário do Nuestra Gente (Colômbia). Dissertação de mestrado defendida no PPG de Integração da América Latina da USP, em 2009. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-13112009-111405/pt-br.php
FISCHER, Stela. Processo coloborativo e experiências de companhias teatrais brasileiras. São Paulo: Hucitec, 2010. 238 p. (Teatro ; 64. Pedagogia do teatro ; 6). ISBN 9788579700613.
JAMESON, Frederic. O método Brecht. Petrópolis: Vozes, 1999.
MST, Coletivo de Cultura do. Teatro e transformação social. Volumes I - Teatro Fórum e Agitprop e II - Teatro Épico. Caderno das Artes: Rede Cultural da Terra. São Paulo: CEPATEC, 2006.
MACHADO, Irley. Do cenário histórico e teatral à proposta de Ariano Suassuna.In Perspectivas teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino. Uberlândia: Edufu, 2005.
OLIVEIRA, Ronaldo Alves de. Viva la huelga! A construção dos tipos nas peças de Luis Valdez como elemento de desmistificação. Dissertação de Mestrado defendida no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo, 2004.
SOARES, Carmela. Pedagogia do jogo teatral: uma poética do efêmero : o ensino fo teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010. 168 p. (Teatro 65. $p Série pedagogia do teatro; 7) ISBN 9788579700408.
SCHWARZ, Roberto. Altos e baixos da atualidade de Brecht?. In: Sequências brasileiras. São Paulo: Cia das Letras, 1999