Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 5DISCIPLINA 121436

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código121436
DenominaçãoLeitura e Produção de Texto 5
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Leitura e análise críticas de textos. Gêneros textuais. Tipologias textuais. Intertextualidade. Escrita e reescrita em sala de aula de textos acadêmicos. Coesão coerência textuais. Práticas de produção de artigo científicos, ensaio, síntese e resenha. Revisão textual.

Programa

Análise crítica de textos acadêmicos e suas tipologias textuais; Intertextualidade de gêneros acadêmicos: artigo científico, ensaio, síntese e resenha; Produção de textos acadêmicos: Artigo científico, ensaio, síntese e resenha; Reescrita: coesão e coerência; Revisão textual.

Bibliografia

ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004.
Complementar:
ALLIENDE, Felipe. A leitura: Teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
CORRÊA, Manole Luiz Gonçalves e BOCH, Françoise (orgs.). Ensino de língua: Representação e letramento. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2006.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Escrevendo pela nova ortografia. 2. ed. - Rio de Janeiro: Publifolha, 2014.
KARWOSKI, Acir Mário e BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3ª ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coerência textual. 18ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
______. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 5. impr. - São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH. Ingedore Grunfel Vilaça et al. (Org). Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo, 2008
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. 2ª ed. - São Paulo: Companhia de Letras, 1997.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.