Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PESQUISA E MEMÓRIA 4DISCIPLINA 120227

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código120227
DenominaçãoPesquisa e Memória 4
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Território camponês. (Re)construção da história e memória nos territórios. Dimensões do território e sua relação com a história e memória do território camponês. Dimensão sociocultural do território camponês. A cultura como eixo da construção dos territórios. A construção do pré-projeto de conclusão de curso.

Programa

Território camponês: (re)construção da história e memória dos territórios; Dimensão sociocultural dos territórios; Conceito de cultura; Cultura como eixo de construção dos territórios; Projetos de pesquisa para TCC

Bibliografia

ALMEIDA, ALFREDO WAGNER BERNO DE. Terras tradicionalmente ocupadas. Processos de territorialização e movimentos sociais. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais. V. 6 , N. 1 / maio 2004. Disponível no Scielo.
CASTRO, EDNA. Território, biodiversidade e saberes de populações tradicionais. In: DIEGUES, A.C. (org.) Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Annablume; NUPAUB, 2000 (165-182).
DIEGUES, ANTÔNIO C. As populações tradicionais: conceitos e ambiguidades. In: O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 1996 (75-98).
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MAGALHÃES, NANCY ALESSIO. Marcas da terra, marcas na terra. Um estudo da terra como patrimônio cultural e histórico. Guarantã do Norte (1984-1990). Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2013.
Referências Complementar
CALDART, Roseli Salete (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
CÂNDIDO, Antônio. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979.
MOTTA, Márcia e ZARTH, Paulo (orgs.). Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. Vol. I e II, Brasília e São Paulo: NEAD/Editora da Unesp, 2008.
MOREIRA, Roberto José (org). Identidades sociais: ruralidades no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.
WELCH, Clifford A. et al. (orgs.). Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas. vol. I, Brasília e São Paulo, NEAD/Editora da Unesp, 2008