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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

MORFOSSINTAXEDISCIPLINA 119920

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ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código119920
DenominaçãoMorfossintaxe
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Objeto de estudo da morfologia. Palavra. Morfema. Formação de palavras. Processos morfológicos. Aspectos morfossintáticos no texto: análise da frase, de período simples e de período composto. Emprego das classes de palavras nos textos conforme o uso. Tipologia verbal. Tipologia nominal. A função sintática dos termos na oração nos textos conforme o contexto de uso. Variação morfossintática. Morfossintaxe aplicada ao ensino e no livro didático de Língua Portuguesa.

Programa

Conceito de morfologia; Palavra (vocábulo) e morfema do Português; Formação das palavras (prefixos e sufixos); Classes gramaticais; Tipologia Verbal e a suas funções no texto; Tipologia nominal (substantivos, adjetivos e advérbios) e a suas funções no texto; Demais classes ( numerais, pronomes, artigos, preposições, conjunções e interjeições) e suas funções no texto; Siglas e abreviaturas e sua função no texto; Neologismos e seus usos no texto; Estrageirismos e seus usos no texto; Morfossintaxe da língua falada e da língua escrita; Variação Morfossintática; A morfossintaxe no livro didático de Língua Portuguesa.

Bibliografia

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Edição revista e ampliada. 37ª ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Morfologia. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
Complementar:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
______. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5ª ed. - Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: II. Princípios de análise. 5ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Gramática Houaiss. Rio de Janeiro: Publifolha, 2010.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 4ª ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
PALOMANES, Roza e BRAVIN, Marina. Práticas de ensino do português. São Paulo: Contexto, 2012.
SOUSA, Rosineide Magalhães de. Educação e língua materna II. Brasília: UnB, 2007.
TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática: Ensino plural. 5ª ed. - São Paulo: Cortez, 2003