Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 4DISCIPLINA 119911

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código119911
DenominaçãoLeitura e Produção de Texto 4
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estratégias de leitura. Gêneros textuais. Tipologias textuais. Artigo científico. Protocolos verbais. Escrita e reescrita. Coesão e coerência textuais. Práticas de resumo, síntese, artigo científico.

Programa

Estratégias de leitura; Resumo e sua tipologia textual; Síntese e sua tipologia textual; Artigo Científico e sua tipologia textual; Protocolos de leitura de gêneros acadêmicos; Reescrita e revisão textual

Bibliografia

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014..
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004.
Complementar:
ALLIENDE, Felipe. A leitura: Teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
CORRÊA, Manole Luiz Gonçalves e BOCH, Françoise (orgs.). Ensino de língua: Representação e letramento. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2006.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Escrevendo pela nova ortografia. 2. ed. - Rio de Janeiro: Publifolha, 2008.
KARWOSKI, Acir Mário e BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 5. impr. - São Paulo: Contexto, 2011.
______. A coerência textual. 18. ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. 2. ed. - São Paulo: Companhia de Letras, 1997.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.