Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PRÁTICA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS 1DISCIPLINA 119148

VER OFERTA

ÓrgãoFGA UnB - Faculdade do Gama
Código119148
DenominaçãoPrática de Circuitos Eletrônicos 1
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitos MAT 113301 EQUACOES DIFERENCIAIS 1 OU
MAT 113042 Cálculo 2
Ementa

Grandezas elétricas e conceitos básicos de circuitos elétricos; Leis de Kirchhoff e circuitos resistivos, Métodos de resolução: análise nodal e análise de malhas; Técnicas de análise: superposição, transformação de fontes; equivalentes Thevenin e Norton; Elementos armazenadores de energia; Funções singulares: degrau unitário, rampa unitária, impulso; Transformada de Laplace: Análise de transitórios e em regime permanente senoidal; Diodo ideal e Amplificadores Operacionais; Circuitos de 1ª e 2ª ordens.

Programa

1) Grandezas Elétricas - Tensão elétrica e diferença de potencial. Corrente elétrica. Potência elétrica e convenção de sinal. Noções de impedância e admitância elétrica.
2) Conceitos básicos de circuitos - Limitações da teoria de circuitos, circuitos lineares e invariantes no tempo. Fontes de tensão e de corrente: ideais e reais, independentes ou controladas. Lei de Ohm e impedância resistiva; resistores ideais e reais. Chaves e interruptores. Referência de 0V e caminho de retorno.
3) Leis de Kirchhoff - Lei de Kirchhoff das Tensões. Lei de Kirchhoff das Correntes.
4) Circuitos resistivos - Associação em paralelo e divisor de corrente. Associação em série e divisor de tensão, com ou sem resistor de carga. Resistência equivalente. Conversão -Y ou -T. Medições em circuitos: voltímetro, amperímetro e Ponte de Wheatstone.
5) Métodos de resolução - Análise nodal. Análise de malhas.
6) Técnicas de análise - Teorema da Superposição. Transformação de fontes. Equivalente Thevenin e Equivalente Norton.
7) Elementos armazenadores de energia - Capacitores e indutores: equações do capacitor/indutor ideal; associações em série e em paralelo; energia acumulada; condições iniciais.
8) Transformada de Laplace em circuitos - Frequência complexa. Definição e propriedades da Transformada de Laplace. Funções singulares: degrau, rampa e impulso - definições e principais usos em circuitos. Principais pares de transformada de Laplace. Leis e teoremas de circuitos no domínio da frequência. Impedâncias complexas com ou sem energia acumulada. Impedâncias em série e em paralelo. Função de transferência. Respostas ao degrau e ao impulso. Equacionamento de circuitos e resolução por expansão em frações parciais. Regime permanente senoidal como caso especial da Transformada de Laplace. Fasores e diagramas fasoriais monofásicos. Equacionamento e resolução de circuitos por fasores.
9) Diodos - Diodo ideal e queda de tensão constante. Principais topologias: limitadores, grampeadores e ceifadores. Circuitos retificadores de meia onda e onda completa.
10) Amplificadores operacionais (Amp Op) - Definição de amplificador e ganho de potência. Ganho de tensão e ganho de corrente. Decibel e valor eficaz. Saturação e eficiência do amplificador. Entradas em modo comum e modo diferencial. Impedância de entrada e impedância de saída. Amp op ideal: conceitos; principais topologias (inversor, não-inversor, seguidor de tensão, somador ponderado, amplificador de instrumentação, conversor de resistência negativa, integrador, diferenciador, retificadores de precisão). Amp op real: apresentação dos conceitos de offset (tensão e corrente), CMRR, PSRR, slew rate. Análise de circuitos com ganho finito, saturação, offset e CMRR.
11) Circuitos de 1ª E 2ª ordens - Ordem de um circuito. Obtenção da equação diferencial de um circuito. Tipos de resposta. Resposta natural de circuitos RC e RL. Constante de tempo. Resposta natural de circuitos de 2ª ordem. Equação característica; atenuação e amortecimento; frequências (natural e amortecida) de oscilação. Respostas forçada e completa de circuitos de 1ª e 2ª ordens.

Bibliografia

Bibliografia básica:
1. Richard C. Dorf e James A. Svoboda, Introdução aos Circuitos Elétricos, 8a Ed., LTC, Brasil, 2012.
2. Behzad Razavi, Fundamentos de Microeletrônica, LTC, 2010.
3. Adel S. Sedra e Kenneth C. Smith, Microeletrônica, 5a Ed., Prentice Hall, 2007.
4. James W. Nilsson e Susan A. Riedel, Circuitos Elétricos, 8a Ed., Prentice Hall, 2009.

Bibliografia complementar:
1. Robert L. Boylestad e Louis Nashelsky, Dispositivos Eletrônicos, 8a Ed., Prentice Hall, 2007.
2. Albert Malvino e David J. Bates, Eletrônica Volume 1, 7a Ed., McGraw Hill, 2008.
3. Paul Horowitz e Winfield Hill, The Art of Electronics, 2a Ed., CUP, 1989.
4. Kraig Mitzner, Complete PCB Design using OrCAD Capture and PCB Editor, Newnes, 2009.