Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

FISICA 1DISCIPLINA 118001

VER OFERTA

ÓrgãoIFD Instituto de Física
Código118001
DenominaçãoFISICA 1
NívelGraduação
Vigência1998/0
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Módulos 1: Unidades e grandezas físicas; 2: Vetores; 3: Movimento retilineo;
4: Movimento em duas e três dimensoes; 5: Leis de Newton do movimento;
6: Aplicação das Leis de Newton; 7: Trabalho e Energia Cinetica; ´ 8: Energia potencial e conservação de energia; 9: Momento linear e impulso; 10: Colisões;
11: Rotação de corpos rígidos; 12:Dinamica do movimento de rotação.

Programa

I-MEDICAO: GRANDEZAS, PADROES E UNIDADES FISICAS. O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES. PADRAO DE COMPRIMENTO, MASSA E TEMPO.

II-VETORES: CARACTERIZACAO DE GRANDEZA VETORIAL. VETORES UNITARIOS. OPERACOES COM VETORES.

III-CINEMATICA DA PARTICULA: CONSIDERACOES ENVOLVIDAS NA CINEMATICA DA PARTICULA. CONCEITO DE DIFERENCIACAO E SUA APLICACAO A PROPBLEMAS DE MECANICA. EQUACOES DE MOVIMENTO. REPRESENTACAO VETORIAL. MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME. VELOCIDADE E ACELARACAO RELATIVAS.

IV-DINAMICA DA PARTICULA: A PRIMEIRA LEI DE NEWTON. OS CONCEITOS DE FORCA E MASSA. A SEGUNDA LEI DE NEWTON. A TERCEIRA LEI DE NEWTON. SISTEMAS DE UNIDADES. FORCAS DE ATRITO. DINAMICA DO MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME. CLASSIFICACAO DAS FORCAS. MECANICA CLASSICA, RELATIVISTICA E QUANTICA.

V-TRABALHO E ENERGIA. CONSERVACAO DA ENERGIA. TRABALHO REALIZADO POR UMA FORCA CONSTANTE. CONCEITO DE INTEGRACAO E SUA APLICACAO A PROBLEMAS EM MECANICA. TRABALHO REALIZADO POR FORCA VARIAVEL. ENERGIA CINETICA. TEOREMA TRABALHO-ENERGIA-POTENCIA. FORCAS CONSERVATIVAS E NAO CONSER VATIVAS. ENERGIA POTENCIAL. CONSERVACAO DE ENERGIA. MASSA E ENERGIA.

VI-CONSERVACAO DO MOMENTO LINEAR: CENTRO DE MASSA E SEU MOVIMENTO. MOVIMENTO LINERAR. CONSERVACAO DO MOMENTO LINEAR. SISTEMAS DE MASSA VARIAVEL.

VII-COLISOES: CONCEITO DE COLISAO. IMPULSO E MOMENTO LINEAR. CONSERVACAO DO MOMEN: TO LINEAR DURANTE AS COLISOES. SECAO EFICAZ DE CHOQUE.

VIII-CINEMATICA DE ROTACAO : AS VARIAVEIS DA CINEMATICA DA ROTACAO. ROTACAO COM ACELERACAO ANGULAR CONSTANTE. GRANDEZAS VETORIAIS NA ROTACAO. RELACAO ENTRE CINEMATICA LINEAR E ANGULAR DE UMA PARTICULA EM MOVIMENTO CIRCULAR.

IX-EQUILIBRIO DE CORPOS RIGIDOS: CONCEITO DE CORPO RIGIDO. EQUILIBRIO. CENTRO DE GRAVIDADE. EQUILIBRIO DE CORPOS RIGIDOS NA PRESENCA DO CAMPO GRAVITACIONAL.

Bibliografia

BÁSICA:
1. Young, H. D.; Freedman, R. A.; Física 1 Mecânica , 12ª ed., Pearson, 2008.
2. Serway, R. A.; Jewett, J. W.; Princípios de Física Vol. 1 Mecânica clássica e relatividade , trad. da 5ª ed., Ed. Cengage, 2014.

COMPLEMENTAR:
1. Nussenzveig, H. N.; Curso de F´isica Básica 1 , 5ª ed., Ed. Edgard Blucher, 2013. ¨
2. Chaves, Alaor; Sampaio, J.F.; Fisica Básica: Mecânica , 1ªed, Ed. LTC, 2007.
3. Tipler, Paul. A,; Mosca, Gene; Fíisica para Cientistas e Engenheiros Vol.1- Mecânica, Oscila¸ções, Ondas e Termodinˆamica, 6ª ed, Ed. LTC, 2009.
4. Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J.; Fund. da Fís., Vol. 1, 9ª ed., LTC, 2012.