Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PESQUISA E MEMÓRIA 3DISCIPLINA 116971

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código116971
DenominaçãoPesquisa e Memória 3
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Território camponês. (Re)construção da história e memória nos territórios. Dimensões do território e sua relação com a história e memória do território camponês. Dimensão política e luta social no campo. Lutas camponesas e a conquista da terra. Dimensão econômica e os modos de produzir nos territórios. Aspectos fundamentais para a elaboração de um projeto de pesquisa acadêmico.

Programa

Território camponês e a conquista da terra; Dimensão política e luta social no campo; História das lutas camponesas e a conquista da terra; Dimensões do território: dimensões política e econômica; Elaboração de projetos de pesquisa.

Bibliografia

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARTINS, José de S. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1983.
MEDEIROS, Leonilde Servolo de. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989.
OLIVEIRA, A. U. Agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
PAULINO, E. T.; Almeida, R. A. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SAUER, Sérgio. Terra e modernidade. A reinvenção do campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
Referências Complementares
CALDART, ROSELI SALETE (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012.
CAMARGO, ASPÁSIA DE A. A questão agrária: crise de poder e reformas de base (1930-1964). In: FAUSTO, Boris (org.). História da civilização brasileira - O Brasil republicano. Vol. 3. São Paulo: DIFEL, 1981, p. 121-224.
FERNANDES, B. M. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, BERNARDO MANÇANO; MEDEIROS, LEONILDE SERVOLO DE.; PAULILO, MARIA IGNES (orgs.). Lutas camponesas contemporâneas: condições, dilemas e conquistas (vol. II). In: Coleção História Social do Campesinato. São Paulo: Editora Unesp, Núcleo de Estudos Agrário e Desenvolvimento Rural, Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2008.
MOTTA, Márcia e ZARTH, Paulo (orgs.). Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história. Vol. I e II, Brasília e São Paulo, NEAD/Editora da Unesp, 2008.
NEVES, Delma Pessanha e SILVA, Maria A. de Moraes (orgs.). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil. Vol. I e II, Brasília e São Paulo, NEAD/Editora da Unesp, 2008.
OLIVEIRA, A. U. Modo capitalista de produção, agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur, 2007.
STÉDILE, João Pedro (org). A questão agrária no Brasil: história e natureza das Ligas Camponesas - 1854 -1964, São Paulo, Editora Expressão Popular, 2006.