Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIA E PRATICA PEDAGOGICA EM INFORMATICA 2DISCIPLINA 116831

VER OFERTA

ÓrgãoCIC Departamento de Ciência da Computação
Código116831
DenominaçãoTEORIA E PRATICA PEDAGOGICA EM INFORMATICA 2
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos CIC 116823 TEO E PRAT PEDAG INFORMATICA 1
EmentaInício da Vigência em 1971/2

EMENTA VARIAVEL A CRITERIO DO PROFESSOR ORIENTADOR, VISANDO TRABALHAR
A MULTIDISCIPLINARIDADE DA INFORMATICA NA EDUCACAO A PARTIR DA PREPARA-
CAO DOS ALUNOS PARA A PRATICA PEDAGOGICA. ESTAGIO EM ESTABELECIMENTO DE
ENSINO.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

. PLANO DE ESTAGIO.
. DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES DE PRATICA DE ENSINO NAS ESCOLAS
. SUPERVISAO PELOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO CIC E NA INSTITUICAO DE EN-
SINO ACOLHEDORA.
. RELATORIO DE ESTAGIO A SER APRESENTADO AO FINAL DO CURSO.

BibliografiaInício da Vigência em 2015/2

Bibliografia básica:
Bloom, B., Engelhart, M., Furst, E. et alii. Taxionomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1979.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora paz e Terra, 2004.
Moreira, M.A. A Teoria de Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Editora UnB, 2006
Perrenoud, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Behar, P. A. (org.) Modelos pedagógicos em Educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Bibliografia Complementar:
Perrenoud, P. A pedagogia na escola das diferenças. Fragmentos de uma sociologia do fracasso Porto Alegre: Artmed, 2001.
Tardif, M Saberes Docentes e Formação Profissional: Editora Vozes, 2002.
Bortoni-Ricardo, S. M. O professor pesquisador Introdução à pesquisa qualitativa. Parábola Editorial 2ª Edição 2009.
Mitra, S. Hendrikz, J. Manual para os tutores nas escolas abertas de aprendizagem: edição português. Commomwealth for learning: learning for development. Disponível em http://www.col.org/resources/publications/.
Morin, E. Os sete saberes necessários para a Educação do Futuro. MEC, 2000.
Novak,J.D. Uma Teoria de Educação. Livraria Pioneira Editora São Paulo, 1981.
Ulmann, A. L e Brougère, G. (orgs.) Aprender pela vida cotidiana Editora Autores Associados, 2012.
Pinho, S. Z. de (org.) Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: Editora UNESP,2009.