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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

ENGENHARIA DE SOFTWAREDISCIPLINA 116441

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ÓrgãoCIC Departamento de Ciência da Computação
Código116441
DenominaçãoENGENHARIA DE SOFTWARE
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos CIC 116343 LINGUAGENS DE PROGRAMACAO OU
CIC 117889 Tecnicas de Programação 1
EmentaInício da Vigência em 1971/2

SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE; PLANEJAMENTO DO PROJETO DE SOFT-
WARE FUNDAMENTOS E METODOS DE ANALISE; FUNDAMENTOS DO PROJETO DE
SOFTWARE; ASSEGURANDO A QUALIDADE DO SOFTWARE: FATORES E ATIVIDADES;
FORMAIS; METODOS DE QUALIDADE; TECNICAS DE TESTES; MANUTENCAO; AUTOMA-
CAO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: AMBIENTES APOIADOS EM
SISTEMAS OPERACIONAIS, LINGUAGENS E METODOLOGIAS; FERRAMENTAS INTELI-
GENTES PARA AUXILIO A PRODUCAO DE SOFTWARE.

ProgramaInício da Vigência em 1971/2

1.SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE.
1.1 A IMPORTANCIA DO SOTWARE;
1.2 CARACTERISTICAS, COMPONENTES E APLICACOES DO SOFTWARE;
1.3 CRISE E MITOS DE SOFTWARE;
1.4 PARADIGMAS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE: DEFINICAO DE ENGENHARIA DE
SOFTWARE; O CLASSICO CICLO DE VIDA; PROTOTIPACAO; TECNICAS DE
GERACAO; PARADIGMAS COMBINADOS.
2.PLANEJAMENTO DO PROJETO DE SOFTWARE.
2.1 CONSIDERACOES SOBRE ESTIMATIVA; OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO;
2.2 RECURSOS HUMANOS, DE HARDWARE E DE SOFTWARE;
2.3 METRICAS PARA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE;
2.4 ESTIMATIVA DE PROJETO DE SOFTWARE;
2.5 TECNICAS DE DECOMPOSICAO;
2.6 MODELOS EMPIRICOS DE ESTIMATIVA;
2.7 FERRAMENTAS AAUTOMATICAS DE ESTIMATIVA;
3. FUNDAMENTOS E METODOS DE ANALISE.
3.1PRINCIPIOS DE ANALISE;
3.2ANALISE ORIENTADAS A OBJETOS;
3.3PROTOTIPACAO DE SOFTWARE;
3.4ESPECIFICACAO;
3.5METODOLOGIAS DE ANALISE; CARACTERISTICAS COMUNS E METODOS REPRESENTA-
TIVOS;
3.6METODOS ORIENTADOS A: ANALISE, FLUXO DE DADOS, ESTRUTURAS DE DADOS;
METODOS DE JACKSON;
3.7FERRAMENTAS AUTOMATICAS PARA ANALISE;
4. FUNDAMENTOS DO PROJETO DE SOFTWARE
4.1FASES DE DESENVOLVIMENTO E PROJETO;1
4.2FUNDAMENTOS DE PROJETO;
4.3DOCUMENTACAO DE PROJETO;
4.4PROJETO ORIENTADO A FLUXO DE DADOS;
4.5PROJETO ORIENTADO A ESTRUTURA DE DADOS;
4.6PROJETO ORIENTADO A OBJETOS.
5. GARANTIA DA QUALIDADE DO SOFTWARE
5.1FATORES E ATIVIDADES;
5.2TECNICAS FORMAIS;
5.3MEDIDAS DE QUALIDADE, CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE;
5.4TECNICAS DE TESTES: TESTE DE LOOP, CAIXA PRETAS, PROVA DE CORRECAO;
5.5FERRAMENTAS AUTOMATICAS DE TESTE;
5.6ESTASTEGIAS DE TESTE DE SOFTWARE: TESTE DE UNIDADE, TESTE DE INTEGRA-
CAO, TESTE DE VALIDACAO, TESTE DO SISTEMA;
5.7VERIFICACAO FORMAL;
5.8MANUTENCAO DE SOFTWARE.
6. AUTOMACAO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
6.1AMBIENTES APOIADOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS EM LINGUAGENS, EM METODO-
LOGIAS;
6.2AUTOMACAO UTILIZANDO TECNICAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL;
6.3FERRAMENTAS INTELIGENTES PARA AUXILIO A PRODUCAO DE SOFTWARE.

BibliografiaInício da Vigência em 1971/2

PRESSEMAN, ROGER S. N. YORK 2a. ED.
SOFTWARE ENGINEERING - A PRACTITIONE`S A M. HILL 1987
APPROACH
LUCENA, C. J. P. RJ
INTELIGENCIA ARTIFICIAL E ENGENHARIA DE SOFTWA- ZAHAR 1987
RE
JACKSON, M. A.
PRINCIPLES OF PROGRAM DESIGN. ACAD. PRESS 1975
YOURDON, T. & CONSTANTINE, L. L.
STRUCTURED DESIGN. P. HALL 1979