Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

TEORIA E HISTÓRIA DAS ARTES PLÁSTICAS E VISUAISDISCIPLINA 116335

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código116335
DenominaçãoTeoria e História das Artes Plásticas e Visuais
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Análise da formação da cultura visual moderna desde a sua origem na ascensão da burguesia, na criação do ponto de vista da perspectiva geométrica do Renascimento, passando pela fragmentação e bidimensionalidade modernista, até a crise da modernidade estética e da noção de indivíduo autônomo. Avaliação das dinâmicas e das transformações de correntes forjadas em âmbito cosmopolita funcionando em países periféricos, especialmente na América Latina. Princípios e metodologia de arte-educação, através da compreensão da realidade da Educação do Campo e o estudo das Linguagens.

Programa

Formação da cultura visual moderna; Renascimento e a criação da perspectiva; Fragmentação e bidimensionalidade modernista; Artes plásticas e métodos da Arte-Educação; Artes plásticas e Educação do Campo: limites, avanços e desafios.

Bibliografia

AMARAL, Aracy A. Arte para quê?: a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 2006.*
ARANTES, Otília. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.*
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Arte-educação: Leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.*
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.*
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 10. ed. Campinas: Papirus, 2007.*
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.*
HAUSER, Arnold. Historia social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.*
NAVES, Rodrigo. A forma difícil. São Paulo: Ática, 2001.*
PEDROSA, Mário. Arte / Forma e Personalidade. São Paulo: Kairós, 1979.
READ, Herbert Edward. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.*
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WOELFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da historia da arte: O problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.*