Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIADISCIPLINA 115801

VER OFERTA

ÓrgãoSOL Departamento de Sociologia
Código115801
DenominaçãoSeminário de Sociologia
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2016/2

Regulamento da disciplina "Seminários em Sociologia"


Proposto pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE/SOL), em julho de 2015, e revisado na 1a reunião ordinária do colegiado do Departamento de Sociologia, na data de 29 de março de 2017.


Preâmbulo: Deve-se orientar as/os discentes que apenas realizem matrícula nesta disciplina quando já tiverem ou estiverem próximas/os de concluir 60 (sessenta) horas em atividades complementares, para que evitem uma reprova-ção ou um trancamento desnecessários em seu histórico escolar.

Art. 1º A disciplina Seminários em Sociologia, oferecida pelo Departamento de Sociologia (SOL), com carga horária de 60 (sessenta) horas, visa especificar no currículo / histórico escolar uma quantidade de atividades complementares (que podem ser cumpridas conforme discriminadas abaixo) que as/os discentes realizaram ao longo de sua formação na graduação.

Art. 2º Serão aceitos certificados, declarações ou atestados do semestre em curso e de até 4 (quatro) semestres ante-riores, referentes às atividades especificadas abaixo. Casos omissos, ou seja, que não se encaixem nos critérios indica-dos, serão analisados - de maneira autônoma - pelo docente responsável pela disciplina a cada semestre. Eventuais recursos quanto à decisão deverão ser submetidos ao NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de graduação em sociologia, sendo ali analisados e, posteriormente, deliberados no âmbito do colegiado do Departamento de Sociologia.

Art. 3º Ao menos 50% (cinquenta por cento) das atividades deverão ser cumpridas nas seguintes atividades:

I - Seminários do Departamento de Sociologia, que costumam ser oferecidos regularmente, e são controlados por meio de lista de frequência. Sugere-se que, ao final de cada semestre em que tiver participado de atividades desse tipo, a(o) discente solicite ao SOL um atestado comprovando todos os seminários frequentados e o total de horas equivalentes a essa(s) atividade(s); e/ou

II - Defesas realizadas no âmbito do SOL ou do PPG/SOL (a carga horária será atribuída conforme discriminado a seguir: monografias de conclusão de curso: 1h por evento; qualificações de mestrado e doutorado e defesas de dissertação de mestrado: 2h por evento; defesas de tese de doutorado: 3h por evento).

Art. 4º Os outros 50% (cinquenta por cento) das atividades poderão ser cumpridas, distribuídas de maneira livre, de acordo com as preferências da(o) interessado, do modo elencado abaixo, sempre em atividades ligadas a temáticas das Ciências Sociais, aqui consideradas em sentido abrangente.

I - Iniciação Científica (cada projeto/pesquisa concluída equivale a 30h).

II - Participação no Programa de Educação Tutorial (PET) (cada ano de participação, independente se como bolsista ou voluntário, equivale a 30h).

III - Participação no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) (cada ano de participação, independente se como bolsista ou voluntário, equivale a 30h).

IV - Participação na Revista Textos Graduados (cada ano de atividade equivale a 30h).

V - Grupos de pesquisas (cada ano de participação equivale a 30h).

VI - Seminários de outros departamentos ou outras universidades que versem sobre temáticas das ciências sociais (de acordo com a carga horária especificada no atestado / certificado / declaração).

VII - Cursos de sociologia online reconhecidos pelo MEC (carga horária indicada no documento comprobatório; aceita-ção de até 15h ao total na somatória de todos os cursos online).

VIII - Participação em eventos científicos regionais, nacionais ou internacionais, tanto como ouvinte (a quantidade de horas contabilizadas, dentro do limite especificado no art. 4º, é aquela indicada no atestado / certificado / declaração) quanto como apresentador, podendo ser computada carga horária total de até 30h.

IX - Organização de eventos acadêmicos locais, regionais, nacionais ou internacionais, podendo ser computada carga horária total de até 15h.

X - Atividades político-acadêmicas, tais como integrante de coordenação de Centro Acadêmico, de Diretório Central de Estudantes, bem como exercício de representação discente (cada semestre de participação equivale a 15h, sem sobreposição de atividades em caso de simultaneidade temporal).

XI - Atividades de pesquisa junto à consultoria da Socius (cada semestre de participação equivale a 15h, sem sobrepo-sição de atividades em caso de simultaneidade temporal).

XII - Outras atividades, a critério do docente responsável pela disciplina, após decisão submetida ao NDE do SOL.

Art. 5º A responsabilidade pela obtenção dos certificados, declarações ou atestados é inteiramente das e dos discen-tes: eventos externos ao Departamento de Sociologia não serão computados sem que haja um documento atestando, nominalmente, a participação da/do estudante e a carga horária.