Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PESQUISA E MEMÓRIA 2DISCIPLINA 115746

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código115746
DenominaçãoPesquisa e Memória 2
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Conceito de território. Território camponês. (Re)construção da história e memória nos territórios. Dimensões do território e sua relação com a história e memória do território camponês. Noções de metodologia científica.

Programa

Conceito de território camponês; (Re)construção da história e memória dos territórios: memória coletiva; memórias das comunidades; Noções básicas de metodologia científica

Bibliografia

Referências Básicas
DELGADO, LUCÍLIA DE A. Neves. História e Memória: metodologia da história oral In História oral. Memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERNANDES, B. M.. Educação do Campo e território camponês no Brasil. In: Santos, C. A. (org.). Campo, políticas públicas e educação. Brasília: Incra/MDA, 2008. V. 7, p. 39-66.
FERNANDES, B. M. Sobre a tipologia de territórios. In: Saquet, M. A.; Sposito, E. S. (org.). Territórios e territorialidades: teoria, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197-215.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARQUES, M. I. M. A atualidade do uso do conceito de camponês. Revista Nera. Presidente Prudente, n. 12, p. 57-67, 2008.
Referências Complementares
FERNANDES, BERNARDO M. Território Camponês. In: Caldart, Roseli Salete (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
MARQUES, M. I. M. De sem-terra a "posseiro": a luta pela terra e a construção do território camponês no espaço da Reforma Agrária - o caso dos assentados nas fazendas Retiro e Velho-GO. 2000. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.