Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS ARTES PLÁSTICASDISCIPLINA 115690

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código115690
DenominaçãoFundamentos Básicos das Artes Plásticas
NívelGraduação
Vigência1971/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Analisar as relações entre forma e conteúdo pelo viés da relação entre as técnicas e as diferentes linguagens diante dos processos históricos, tanto internacionais quanto nacionais. Análise das formas de representação dos conflitos e das diferentes formas de representação da história e da sociedade. Estudo da arte moderna brasileira em chave crítica, buscando compreendê-la como campo de embates sociais e políticos, bem como aprofundar o entendimento das mediações entre forma estética e forma social. Estudo das aproximações entre artes plásticas e arquitetura, com ênfase na experiência do modernismo brasileiro.

Programa

Conceito de forma nas artes plásticas; Artes plásticas e sociedade; Norma europeia e chão local: experiências fundantes da arte brasileira; A forma difícil: o modernismo e a expressão de dilemas brasileiros; Artes plásticas e arquitetura; Forma e espaço na cidade e no campo

Bibliografia

ADORNO, T.W. "Crítica cultural e sociedade". In: ADORNO, T.W. Adorno. Título da obra?São Paulo: Ática, 1986. Col. Grandes Cientistas Sociais.
ADORNO, T.W. Experiência e criação artística: paralipómenos à 'teoria estética'. Lisboa: Edições 70, 2003.*
ALAMBERT, Francisco, CANHÊTE, Polyana. Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos curadores. São Paulo: Boitempo, 2004.
AMARAL, Aracy A. Arte para quê?: a preocupação social na arte brasileira, 1930-1970: subsídios para uma história social da arte no Brasil. VHJ São Paulo: Studio Nobel, 2006.*
AMARAL, Aracy A. Artes plásticas na Semana de 22: subsídios para uma história da renovação das artes no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1998.*
ANDRADE, Mário de. "O Movimento Modernista". In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974.
______. Aspectos das artes plásticas no Brasil. BH/SP: Itatiaia/EDUSP, 1984.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.*
ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.*
ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Thomson, 2002.*
AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papirus, 2004.*
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 7. ed. São Paulo: Ática, 2006.*
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.*
DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2004.*
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.*
GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento: ensaios sobre arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
MARTINS, Luiz Renato. "Pampulha e Brasília, ou as longas raízes do formalismo no Brasil". In: Crítica Marxista Nº 33. São Paulo: UNESP, 2011.
MORAIS, Frederico. Artes Plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil. São Paulo: Ática, 2001.*
NIEMEYER, Oscar. Minha experiência em Brasília. São Paulo: Vitória, 1961.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.*
READ, Herbert Edward. A arte de agora, agora: uma introdução à teoria da pintura e escultura modernas. São Paulo: Perspectiva, 1991.*
RUFINONI, Priscila R. Oswaldo Goeldi: iluminação, ilustração. São Paulo: Cosac Naify e Fapesp, 2006.
SYLVESTER, David. Sobre arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2006.*
TRABA, Marta. Duas décadas vulneráveis nas artes plásticas latino-americanas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VIGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.*
WOLLHEIM, Richard. A Pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.*