Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PROMOÇÃO E SAÚDEDISCIPLINA 111171

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código111171
DenominaçãoPromoção e Saúde
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Saúde e seus determinantes. Indicadores de saúde pública. Políticas de saúde. Promoção da saúde e cidadania. A educação para a saúde como tema transversal. O papel do professor na promoção da saúde. Construção do papel de gênero nas sociedades e identidade de gênero. As cinco principais linhas de promoção da saúde na escola: promoção da atividade física, promoção da alimentação saudável, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez precoce, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura da paz.

Programa

Conceito de saúde. Determinantes de saúde na população; Indicadores de Saúde: Índices de mortalidade geral, mortalidade infantil e mortalidade materna. Índices de Morbidade: Incidência e Prevalência; Sistema de Saúde no Brasil: Origem, Objetivos e atribuições do Programa Saúde da Família; Proteção e defesa da Saúde. A importância da Vigilância sanitária e ambiental; Políticas de educação para a saúde no Brasil. A educação para a saúde como tema transversal; Promoção da saúde e cidadania. A educação para a saúde como tema transversal O papel do professor na promoção da saúde; O papel de gênero nas sociedades. A importância da mulher na promoção da saúde; Prevenção a gravidez precoce e DSTs; Promoção da atividade física; Promoção da alimentação saudável. Segurança Alimentar e Nutricional; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Promoção da cultura da paz; Elaboração de projeto de promoção da saúde a ser desenvolvido na escola e/ou comunidade.

Bibliografia

Rouquayrol, M.Z., Almeida Filho, N. Epidemiologia e Saúde. 6ª ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.
Guyton, A C. Rocha, A.A., Cesar, C.L.G. Saúde Pública: bases conceituais. Editora Atheneu, São Paulo, 2008.
Referências Complementar:
BRASIL. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Mulheres. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: 2004. 104 p
BRASIL. Ministério da Saúde. Dialogando sobre o direito humano à alimentação adequada no contexto do SUS / Ministério da Saúde. - Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 72 p. : il. - (Série F. Comunicação e Educação em Saúde).
BRASIL. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Plano de Segurança Alimentar e Nutricional: 2012- 2015. Brasília, DF: MDS; Consea, 2011.
Siliprandi,Emma Cadermatori. A Alimentação com tema político das mulheres. In: ROCHA,Cecília ( org.) Segurança Alimentar e Nutricional: perspectivas, aprendizados e desafios paraas políticas públicas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2013.
Artigos a serem disponibilizados em aula.
Sites: www.saude.gov.br