Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO 1DISCIPLINA 111155

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código111155
DenominaçãoLeitura e Produção de Texto 1
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Diagnóstico e estratégias de leitura. Língua falada e língua escrita. Letramentos. Gêneros textuais. Norma padrão e normas estigmatizadas. Protocolos verbais. Paráfrase. Intertextualidade. Resumo. Fichamento. Leitura, escrita e reescrita. Coesão e coerência textuais. Pontuação e Ortografia.

Programa

Diagnóstico de leitura; Tipos de leitura: leitura de mundo, leitura social, leitura acadêmica; Estratégias de leitura; Nível diamésico da língua. Fala e escrita; Gêneros textuais acadêmicos; Normas linguísticas: padrão e estigmatizadas; Protocolos verbais; Paráfrase; Intertextualidade implícita e explícita; Fichamento; Resumo; Síntese; Reescrita: coesão e coerência textuais; Ortografia; Pontuação

Bibliografia

Referências:
ANTUNES, Irandé. Aula de português: Encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; SOUSA, Rosineide Magalhães; FREITAS, V. A.; MACHADO, Veruska R. Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual: Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane e MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2004.
Complementar:
ALLIENDE, Felipe. A leitura: Teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
CORRÊA, Manole Luiz Gonçalves e BOCH, Françoise (orgs.). Ensino de língua: Representação e letramento. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 49. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
HOUAIS, Antônio. Coordenação de José Carlos de Azeredo. Escrevendo pela nova ortografia. 2. ed. - Rio de Janeiro: Publifolha, 2008.
KARWOSKI, Acir Mário e BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.)Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3ª ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 5. impr. - São Paulo: Contexto, 2011.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coerência textual. 18. ed. - São Paulo: Contexto, 2011.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. 2. ed. - São Paulo: Companhia de Letras, 1997.