Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃODISCIPLINA 111147

VER OFERTA

ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código111147
DenominaçãoHistória da Educação
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

Estudo crítico da educação tomando como referência a relação entre Educação e Trabalho. Numa perspectiva histórica. Analisar a Educação nos diversos modos de produção: tribal, escravista, feudal e capitalista. História da Educação e Educação do Campo.

Programa

Seres humanos, seres históricos; Educação: processo contínuo e permanente; Educação e Trabalho; A Educação nos povos tribais; a educação nos modos de produção antigo, feudal e capitalista; A Educação do Campo na história brasileira

Bibliografia

Referências Básicass
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da Pedagogia Geral e Brasil. 3 Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez, 1999.
GADOTTI, Moacir. Histórias das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ed. Ática, 1999.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 1996.
Referências Complementares:
FERNANDES, Florestan (org.) Marx e Engels. História. 3a ed., São Paulo: Ática, 1989. Coleção Grandes Cientistas Sociais.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luis. (orgs.). Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SAVIANI, Dermerval; LOMBARDI, José Claudinei e SANFELICE, José Luis. (orgs.). História e história da Educação: o debate teórico-metodológico atual. São Paulo: Autores Associados/HISTEDBR, 2000.