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DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

CONFLITOS ESTRUTURAIS BRASILEIROS E EDUCAÇÃO POPULAR 1: INTROD CEBEPDISCIPLINA 111112

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ÓrgãoFUP UnB - Faculdade de Planaltina
Código111112
DenominaçãoConflitos Estruturais Brasileiros e Educação Popular 1: Introd CEBEP
NívelGraduação
Vigência2007/2
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
Ementa

O que é CEBEP: significado e conceitos fundamentais. Educação e Sociedade. Educação Popular: a relação do conhecimento científico com outras formas de conhecimento. A pesquisa como princípio científico e educativo na Educação do Campo

Programa

O sentido do componente curricular CEBEP para a formação dos estudantes; Introdução a alguns conceitos fundamentais: Estado, governo, sociedade civil, democracia, cultura, educação popular, território, entre outros; A pesquisa como princípio científico e educativo na Educação do Campo: leitura e interpretação da realidade social, com ênfase na pesquisa-ação; Introdução ao conceito de educação popular; Diagnóstico na comunidade e demandas de trabalho educativo

Bibliografia

ATAÍDE JÚNIOR, W. R. Os direitos humanos e a questão agrária no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. SP: Parábola Editorial, 2008.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa Participante. SP: Editora Brasiliense, 1985.
CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (orgs). Dicionário da Educação do Campo. SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em http://www.gepec.ufscar.br/textos-1/dicionario-de-educacao-do-campo/dicionario-de-educacao-do-campo/view
Referências Complementares:
CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
FERNANDES, Florestan. Sociologia crítica e militante. IANNI, O. (org.). São Paulo: Expressão Popular, 2004.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer - Teoria e prática da Educação Popular. SP: Vozes, 2011.
115673 - CEBEP II - Formação nacional e identidades camponesa, indígena e quilombola (30 horas 2 créditos)