Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANODISCIPLINA 106186

VER OFERTA

ÓrgãoPED Departamento de Psic.Escolar e do Desenvolvimento
Código106186
DenominaçãoProcessos de Desenvolvimento Humano
NívelGraduação
Início da Vigência em2019/1
Pré-requisitosDisciplina sem pré-requisitos
EmentaInício da Vigência em 2014/2



Matrizes epistemológicas da psicologia do desenvolvimento. História, conceitos e integração teoria-metodologia. Desenvolvimento, biologia e cultura. Modelos teóricos e métodos de pesquisa em desenvolvimento. Dimensões e plasticidade dos processos de desenvolvimento ao longo do curso de vida. Concepções e desenvolvimento na infância, adolescência, vida adulta e velhice. Contextos sócio-institucionais de desenvolvimento.

ProgramaInício da Vigência em 2014/2



Unidade 1 - Processos de Desenvolvimento Humano: história do pensamento genético em Psicologia e a área de Desenvolvimento Humano

a. Pensamento genético em Psicologia;
b. Nascimento da Psicologia do Desenvolvimento: matrizes filosóficas e científicas (evolucionismo; medicina social; psicanálise, entre outros)
c. 120 anos de Psicologia do desenvolvimento: tensões e transformações inerentes ao campo
d. Abordagem do desenvolvimento humano: tendências contemporâneas

Unidade 2 - Desenvolvimento humano ao Longo do Curso de Vida: principais matrizes teóricas e bases metodológicas

a. Principais orientações teóricas e metodológicas no estudo dos processos de desenvolvimento humano: estado da arte da pesquisa na área
b. Modelos teóricos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano:
c. Abordagem histórico-cultural: Lev Vygotsky e a centralidade do contexto, da cultura e do tempo
d. Abordagem sistêmica: Urie Bronfenbrenner e a unidade pessoa, processo, contexto, tempo.
e. A subjetividade em desenvolvimento como unidade de análise


Unidade 3 - Processos de Desenvolvimento Humano ao Longo do Curso de Vida: rupturas e transições

a. O paradigma do life spam
b. Desenvolvimento na Infância
c. Desenvolvimento na Adolescência e Juventude
d. Desenvolvimento na Vida Adulta
e. Desenvolvimento na Velhice

Unidade 4 - Intervenções em Desenvolvimento Humano nos contextos institucionais cotidianos: desafios e perspectivas Futuras






BibliografiaInício da Vigência em 2014/2



Bronfenbrenner, U. (2011). Bioecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 9788536326153.
Colinvaux, D., Leite, L.B.; Dell'Aglio, D.D. (2006). Psicologia do Desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo. ISBN: 8573964723
Cole, M. & Cole, S.R. (2004). O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed. ISBN: 8573079215.
Deldine, R.; Vermeulen, S. (1999). O desenvolvimento psicológico da criança. Bauru, SP: EDUSC. ISBN: 8586259667.
Dessen, M.A. & Costa-Junior, A.L. (2005). A ciência do desenvolvimento humano. Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: ArtMed. ISBN:8536305096
Rogoff, B. (2005). A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 8536303123.


Ariés, P. (2006). História social da criança e da família. São Paulo: Editora LTC. ISBN: 9788521613473.
Bee, H. (2003) A criança em desenvolvimento
Bruner, J. (1997). Atos de significação. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 857307244X.
Coll, C., Marchesi, A. & Palácios, J. (1995). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva, v.1. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 8573071176.
Neri, A.L. (1995). Psicologia do envelhecimento. Campinas: Papirus. ISBN: 8530803531.
Galvão, I. (2001). Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes. ISBN: 8532614027.
Piaget, J. (2004). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária. ISBN: 8521802463.
Simão, L. M. & Mitjáns Martínez, A. (Orgs.). (2004). O outro no desenvolvimento humano. São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
Vigotsky, L.S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. ISBN: 9788533622647.