Carregando...

DISCIPLINA Listagem de Ementa/Programa

EMPREENDEDORISMO E ANÁLISE DE MERCADO EM BIOTECNOLOGIADISCIPLINA 102776

VER OFERTA

ÓrgãoCEL Departamento de Biologia Celular
Código102776
DenominaçãoEmpreendedorismo e Análise de Mercado em Biotecnologia
NívelGraduação
Início da Vigência em1971/2
Pré-requisitos CEL 123943 Introdução a Biotecnologia
EmentaInício da Vigência em 2013/1

1) Inovação: identificação de oportunidades; conceitos e processos de desenvolvimento da criatividade; inovação tecnológica, social, de processos, produtos e de serviços;

2) Estratégia: estratégia on line, comportamento do consumidor; redes sociais; posicionamento e segmentação para o sucesso do empreendimento. Estratégias de Marketing.

3) Empreendedorismo: Modelos de negócio. conceito, estrutura, etapas de elaboraçãoo e modelo de plano de negócio, inteligência competitiva e trabalho imaterial. Plano técnico, jurídico, financeiro, orçamentário e organizacional.

ProgramaInício da Vigência em 2013/1

Objetivo Geral da Disciplina:

Estimular a criação de novos negócios oportunizando aos alunos os métodos e técnicas que permitirão a abertura de um empreendimento em biotecnologia, sua gestão tanto no ponto de vista mercadológico, quanto técnico, financeiro , orcamentário e organizacional.

Objetivos Específicos

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

- Descrever a oportunidade encontrada no mercado para o surgimento de um empreendimento;
- Desenvolver um plano de negócio a fim de desenvolver este empreendimento
- Descrever o segmento de mercado em que atuará, o público alvo, os concorrentes, as principais ameaças presentes e potenciais do mercado em questão, a vantagem competitiva do empreendimento, bem como o caminho do produto/serviço da aquisição/criação até a venda;
- Explicar o produto/serviço: seu ciclo de vida, expectativa de preço e margem de lucro.
- Descrever como o potencial cliente ficará sabendo do empreendimento
- Discutir sobre os temas atuais que envolvem empreendedorismo e inovação

Metodologia

A disciplina possui uma característica tanto teórica quanto prática, utilizando a seguinte metodologia: (a) Aulas expositivas; (b) Leitura de textos; (c) Estudos de caso (d) Seminários apresentados pelos alunos; (d) Dinâmicas de grupos; (e) Oficinas;

Avaliação

Os dois primeiros módulos terão avaliação mediante a formação de um grupo de 4 a 5 alunos. O módulo de empreendedorismo terá avaliação individual.

Trabalhos dos módulos:

1- Inovação - apresentação de estudo de caso
2- Estratégia - apresentação de um seminário
3- Emrpeendedorismo - realização de um Plano de Negócio e de uma aprensentação deste Plano em forma de sumário executivo para investidores.

BibliografiaInício da Vigência em 2013/1

- Alencar, Eunice Soriano de. Como desenvolver o potencial criador. Petrópolis. Vozes,2004

- Blackwell & Miniard & Engel. Comportamento do consumidor. São Paulo. Thomson, 2005

- Dornelas, J.C.A. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro. Campus, 2001

- Kaplan, Robert S. & Norton. Dvid P. Mapas Estratégicos. São Paulo. Elsevier, 2004

- Kotler, Philip. Administração de Marketing. São Paulo. 10ª Ed Prentice Hall, 2010

- Dolabela, F. C. O segredo de Luiza. São Paulo. Cultura,1999

- Gomes, Elisabeth & Braga, Fabiane. Inteligência Competitiva. Rio de Janeiro. Campus, 2002

- Kim, W. Chan & Mauborne, Renée. A estratégia do oceano azul. São Paulo. Elsevier, 2005